As Varizes podem ser muito incomodativas tanto a nível estético criando problemas de autoestima, como causadores de dores, inchaço e desconforto podendo evoluir para problemas graves de saúde.

O que são afinal as Varizes?

As varizes são veias dilatadas e com nódulos. Normalmente possuem cor púrpura-azulada e perdendo o apeto de uma veia comum: deixam de ser retas e planas e passam a ser tortas, mais grossas e com nódulos.

Qualquer veia pode se tornar varicosa, porém, a incidência de varizes é maior em pessoas com hábitos de vida mais sedentários e predominam nas pernas e nos pés, mas existem outras causas para o seu aparecimento. A predisposição genética é um dos fatores principais: se pais ou avós apresentarem os sintomas e varizes, há grandes possibilidades de também vir a sofrer deste mal.

Alguns hábitos e problemas que podem causar o aparecimento das Varizes:

• Obesidade e sedentarismo;
  • Passar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé): a falta de movimentos dificulta a circulação do sangue e aumenta a pressão nas veias das pernas;
  • Desequilíbrios hormonais: podem diminuir a força das paredes das veias, deixando os vasosmais fracos;
  • Coágulos de sangue ou bloqueios nas veias;
  • Intestino preguiçoso;
  • Vasos sanguíneos anormais (fístulas arteriovenosas);
  • Idade avançada;
  • Andar de salto alto;

Sintomas que a devem preocupar e procura a ajuda de um médico:

• Inchaço anormal da região do tornozelo;
  • Sensação de peso nas pernas(geralmente mais acentuada durante a noite);
  • Dor ou ardência nas pernas.
  • Pelemuito seca ou esticada;
  • Acumulação de líquido e inchaço na região da pernae não somente no tornozelo;
  • Dor e inchaço na panturrilhaapós passar muito tempo na mesma posição;
  • Feridas abertas (úlceras) na região das varizes;
  • Sangramento excessivo ou hematomas após algum tipo de lesão na região que apresenta as veias varicosas.

Medidas a tomar para prevenir e tratar as Varizes:

• Praticar exercício de forma regular;
  • Para facilitar a circulação e o retorno do sangue que está na região das pernaspés para o coração, elevar as pernas ao longo do dia por alguns minutos.
  • Não ficar muito tempo sem se movimentar, andar promove a circulação sanguínea
  • Evitar o uso de roupas apertadas;

Tratamentos aconselhados para tratar as Varizes:

Esta técnica elimina os inestéticos “derrames” dos membros inferiores e trata preventivamente e controla uma doença que pode causar complicações no futuro (insuficiência venosa crónica).

Esta técnica consiste na ablação química de qualquer tipo de variz, independentemente do seu tamanho, tipo e localização. O tratamento é realizado com extrema segurança, através da aplicação de microespuma dirigida ecograficamente, o que permite controlar o procedimento durante todo o processo. Este tratamento não requer qualquer anestesia, sendo possível regressar à rotina diária imediatamente após.

Saiba que na Clínica Endul temos a possibilidade de recorrer a Financiamento. Trate da sua saúde – Cuide de Si!