A Clínica Endul reabriu adoptando medidas de protocolo de segurança e proteção COVID-19 para os seus pacientes.

A reabertura da Clínica Endul segue todas as recomendações da Direção Geral de Saúde, adoptando medidas de protocolo de segurança e proteção COVID-19, para os seus pacientes e equipa.

A COVID-19 ou a doença por coronavírus 2019 é o nome associado à patologia causada pela infeção provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Este vírus é altamente contagioso e parece que a transmissão faz-se por exposição às secreções respiratórias que são expulsas pela tosse ou espirro da pessoa doente. O contágio vai depender da quantidade de vírus existente nas vias respiratórias. Estas secreções ao entrar em contacto direto com o nariz, olhos e boca podem provocar a transmissão. A transmissão pode também acontecer pelo ar,  mas será menos provavél se a distância mantida for entre de 1 a 2 metros.

Os sintomas mais comuns incluem febre e/ou sensação de falta de ar. Em alguns casos também podem aparecer sintomas de mal estar digestivo como diarreia e dor abdominal. Podem também manifestar-se alguns sintomas cutâneos. A falta de paladar e do olfato também são sintomas. A maioria dos casos de pessoas infetadas apresentam apenas sintomas leves. Em casos mais graves, a infeção pode causar pneumonia, grande dificuldade em respirar, falência renal e morte. Por norma os casos mais graves ocorrem em pessoas com uma idade mais avançada e que já sofrem de alguma patologia, nomeadamente de coração, do pulmão ou de doenças auto-imunes.

Alguns aspetos que iremos ter em conta

quando vier à Clínica Endul

Análise telefónica, por whatsapp, redes sociais ou email.

De cada vez que se dirija à clínica, realizaremos um questionário com uma série de perguntas de forma a nos assegurarmos que não existe risco de que esteja doente ou seja portador do vírus SARS-CoV-2, e por conseguinte a sua visita à nossa clínica e a realização do tratamento seja um fator de risco acrescido para si e para a saúde pública. O questionário tem como objetivo perceber se tem sintomas/sinais da suspeita de infeção pela COVID-19, identificar, se nos últimos 14 dias, teve sintomas de doença respiratória ou dificuldade em respirar, febre >37,3 C, se manteve contacto com pessoas suspeitas de estarem infetadas ou terem sintomas da COVID-19, se esteve em contacto ou em locais com grande concentração de pessoas, se esteve em locais considerados de grande risco e, por último, se respeitou a quarentena obrigatória imposta pelo ESTADO de EMERGÊNCIA, salvo situações excecionais que deverá especificar.

No caso de ter passado a triagem inicial será reencaminhado para a consulta  com as indicações  das medidas que deverá cumprir ao comparecer junto do seu médico de medicina estética.

• Deverá comparecer na clínica sem acompanhante. Em caso de ser necessário vir acompanhado, só poderá entrar uma pessoa dentro da sala de tratamento, portanto será solicitado ao acompanhante que aguarde no exterior da clínica;
  • Iremos medir a sua temperatiura a e perguntar se teve ou está com febre (> 37 ,5 C), caso tenha será cancelada a sua consulta/tratamento;
  • Não deve trazer jóias, foi demonstrado que o coronavírus permanece em superfícies metálicas por dias. Em caso de trazer jóias, outros objetos e roupa que necessite de tirar, terá de depositar num saco de plástico antes de entrar na Clínica;
  • Deve vir à consulta com o rosto sem maquilhagem;
  • Deve chegar no horário combinado (não antes para evitar esperar desnecessariamente). Se chegar antes da hora agradecemos que espere do lado de fora da clínica até ser atendido;
  • Deve saber que, ao chegar à clínica, receberá uma série de instruções e iremos solicitar que esfregue as mãos com um gel hidra alcoólico por 20 segundos;
  • Informamos que, no caso hipotético de se cruzar com outra paciente, deve manter uma distância de segurança;
  • Informamos que temos preferência pelo pagamento por cartão / transferência e não por dinheiro (menor probabilidade de contaminação viral);
  • Informamos que a Clínica poderá cancelar a sua consulta se o médico considerar necessário;

Posteriormente e já na sala de tratamentos:

• MANTER as mãos desinfetadas apoiadas no peito;
  • Não tocar na cara, superfícies ou objetos;
  • Não tocar em puxadores de portas, os espaços necessários à utilização permanecerão abertos;
  • EVITAR andar por espaços comuns, mantendo sempre a distância mínima de 1,5 a 2 metros entre pessoas. A Clínica irá salvaguardar o isolamento de cada paciente. Irá ser limitado o contacto com outros profissionais da clínica.

Para saber mais informações sobre como marcar a sua consulta / tratamento basta nos contactar pelo número: 919 548 975 ou por whatsapp, redes sociais e website.

No entanto pedimos a vossa compreensão porque a reabertura implica algumas limitações e restrições quanto ao número de pacientes na Clínica, e por isso continuamos disponíveis nos serviços de Teleconsulta e Consulta Online.